o sono  escrito em domingo 21 setembro 2008 13:39

 

O sono

Como deve dormir um recém-nascido?

Um tema que continua a ser muito debatido na actualidade, é o de como é que se deve deitar uma criança, quando chega ao seu novo lar.

Até há uns dez anos atrás, pensava-se que o melhor para a criança, era dormir em posição de pronação, ou seja, com a barriga para baixo. Pensava-se assim, que com esta posição, se evitava o perigo da criança sufocar, por causa de alguma regurgitação durante o sono. Além disso, com esta posição, a criança podia levantar a cabeça com mais facilidade e era, ao mesmo tempo, desenvolvido o factor psicomotor. A criança tinha mais possibilidades de explorar o mundo exterior, e apoiando a mão sobre a base da cama, estimulava, também, o sentido do tacto. Nesta posição, normalmente, eliminava-se a almofada para evitar que a cabeça da criança ficasse por baixo.

Os estudos médicos mais recentes, tiraram toda a autoridade a esta teoria. Na realidade, não se demonstrou nenhum benefício real para o desenvolvimento psicomotor da criança que era colocada nesta posição e, em segundo lugar, demonstrou-se que o tão temido “Síndrome da Morte Súbita do Lactente” (SMSL), no berço, é muito menor nas crianças que dormem em posição de supinação, ou seja, de barriga para cima. Ainda que os conhecimentos acerca de qual é a melhor posição para um bebé, sejam muito limitados, esta é a posição actualmente recomendada, excepto quando existem outros problemas da criança e diagnosticados pelo médico, que exijam outra posição diferente.

Compartilhar
1 Fan

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (50.17.66.61) para se identificar     

Nenhum comentário
o sono


Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para tireduvidas

Precisa estar conectado para adicionar tireduvidas para os seus amigos

 
Criar um blog